Clube Social Media

Share this post
#news50 Menos neutralidade, mais posicionamento
clubesocialmedia.substack.com

#news50 Menos neutralidade, mais posicionamento

O consumidor de hoje espera sentir-se representado. Mas, e como as marcas devem se comunicar?

Clube Social Media
May 12
1
Share this post
#news50 Menos neutralidade, mais posicionamento
clubesocialmedia.substack.com

Escrito por: @martkki

Não é de hoje que sabemos o quanto as mídias sociais tiveram um impacto no perfil dos consumidores e ainda são motivo de vários estudos sobre esse “novo consumidor”.

Mas, vamos direto ao assunto, recentemente vimos várias cenas lamentáveis contra os grupos nomeados como “minorias”. Com isso, alguns questionamentos estão sendo levantados frequentemente: até quando vamos ver grandes marcas em sua neutralidade?

Marcas que não querem se indispor com a chamada “sociedade padrão” ou a “maioria”, logo, preferem ficar longe de assuntos relacionados aos “tabus” sociais. Porém, será que o consumidor não está esperando um posicionamento?

NÃO É TÃO FÁCIL ASSIM...

Quando os assuntos são questões mais sensíveis, como política e causas sociais, o posicionamento é mais delicado. Empresas que declaram apoio para causas podem sofrer boicotes de pessoas que discordam. Entretanto, ao mesmo tempo, podem impulsionar a popularidade e os negócios entre os que apoiam os mesmos ideais. Complicado, né? Tudo tem os dois lados e temos que seguir o melhor e mais justo, sempre!

AS MARCAS DEVEM SE POSICIONAR?

É uma pergunta que, infelizmente, não tem uma resposta correta. O certo é sentir o feeling do seu público e o que você deseja para sua marca. De uma forma mais geral, os consumidores aceitam o posicionamento e isso mostra o quanto queremos ter marcas ou influenciadores se posicionando e saindo de “cima do muro”. Mas, se você faz a gestão de uma marca, cuidado para não forçar a barra. O público identifica na hora quando algo não é feito organicamente. Seja natural! E, antes de se posicionar, estude e aprofunde muito sobre o assunto.

#FICAADICA: aqui na news do clube já falamos sobre alguns assuntos primordiais como o “Pink Money”, se liga nesse link:

Clube Social Media
Mês do Orgulho LGBTQIA+
Por: Marcelo Takaki @martkki Chegamos na metade do mês do orgulho LGBTQIA+ que comemora as conquistas e lutas para que a comunidade tenha mais direitos garantidos. Para isso, não podemos falar sobre esse assunto sem lembrar onde tudo começou. No dia 28 de junho de 1969, em Nova York, no…
Read more
a year ago · 3 likes · 1 comment · Clube Social Media

COMO AS MARCAS PODEM SE POSICIONAR EM QUESTÕES POLÍTICAS E SOCIAIS?

No geral, as marcas têm mais a ganhar do que a perder ao se posicionar a favor das causas sociais pelas quais acreditam. O primeiro passo é conhecer seu público-alvo e, assim, escolher as causas que tenham impacto positivo para o mundo e ao mesmo tempo que possam te aproximar do consumidor.

Já que estamos em ano de eleição, quando falamos em questões políticas é mais complicado. Os brasileiros não vêem com bons olhos a associação de partidos e representantes da política e as empresas. As pessoas estarão fervorosas e, entrar em um embate que não tem como discutir, pode ser tóxico demais e só gerar estresse e crise.

Logo, o segredo é apoiar ideais políticos e não partidos ou pessoas ligadas a essa área, para deixar claro que não há nenhum tipo de oportunismo.

É sempre importante ter em mente que há o risco de seu público associar alguma causa política a determinados partidos ou políticos e assim não concordarem com sua estratégia. Mais uma vez, o posicionamento político se mostra mais arriscado, com maior possibilidade de boicote à marca que se posiciona contrária aos ideais do consumidor. Nas causas sociais, existe mais apoio, mas, reflita com a equipe da empresa antes e defina muito bem os caminhos do posicionamento a ser estabelecido.

Agora, um fato MEGA IMPORTANTE: quem define o posicionamento não é o Social Media ou Profissional de MKT. São os gestores da marca/empresa. Envolve o público interno e essa responsabilidade deve ser dividida entre todos que tomam as decisões, ok?

ENJOY! :)


Pílulas do clube 💊

Aqui tem links sobre o que tá rolando no mundo Social Media.😊

🗣1. Já pensou em ter em suas mãos um e-book completo sobre Social Media? E o melhor, por apenas R$ 9,90. TEMOS!

🖥 2. Como o mercado criativo se relaciona com a NFT? A valorização do trabalho artístico e aspectos de exclusividade são incentivos aos profissionais para o uso da tecnologia

🤩 3. O que WhatsApp, Telegram, TikTok, Facebook e YouTube prometem fazer contra fake news nas eleições


Bombou no Insta do Clube

clubesocialmedia
A post shared by Clube Social Media (@clubesocialmedia)
clubesocialmedia
A post shared by Clube Social Media (@clubesocialmedia)

Insta do Clube


Esta edição da news criada pelo nosso copywriter Marcelo Takaki.
Editada pela nossa editora de conteúdo Ana Martha Chiaramonte.

Share this post
#news50 Menos neutralidade, mais posicionamento
clubesocialmedia.substack.com
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2022 Clube Social Media
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing